Meditação e a fé Cristã

Nunca tem se falado tanto da medição como nos dias atuais, mas será que tal prática é correspondente à fé cristã? 

 Nessa matéria abordaremos a meditação em duas formas, a primeira no que diz respeito a visão cientifica do meditar e claro a segunda mais orientada ao catolicismo.

Tem sido habitual encontrarmos pessoas em parques, praças, igrejas e muitos outros lugares recolhidos e praticando o silêncio e concentrando-se no presente. A isso se dá o nome de meditação, que nada mais é que exercitar a consciência no momento. Esse processo, segundo muitos estudos, é positivo e benéfico uma vez que coloca o praticante próximo de viver plenamente o “agora” desconectando-o de julgamentos do passado e a das projeções do futuro, tendo um impacto positivo à saúde mental, reduzindo sentimentos de melancolia, depressão e ansiedade.

Meditar, de forma resumida, consiste em encontrar um lugar calmo no qual seja possível usufruir de silêncio e muitas vezes de contato com a natureza, colocar-se em uma posição corporal privilegiada, e de forma consciente concentrar a atenção no respirar, ora controlando, ora deixando a fluir naturalmente. Realizar tais comportamentos dá aos praticantes de meditação dimensão de prostrar-se no presente e com isso aumentando a capacidade de estar no aqui e no agora. Assim, aqueles que adotam a prática da meditação estão investindo em si e na sua saúde mental.

Ao ler sobre a meditação, naturalmente deve ter passado pela sua cabeça a imagem de monges realizando tal prática, não é mesmo? Isso é absolutamente comum, mas saiba que os cristãos também podem fazer uso dessa prática na forma da atenção completa, como citada anteriormente ou ainda para que através da leitura da bíblia de forma meditada, possa tomar consciência e forcar ainda mais nos ensinamentos que Deus tem a oferecer. Ou seja, procurando um lugar relaxante que possa lhe colocar em contato com o presente e proporcionar melhor foco de atenção para realizar a leitura da palavra e dessa forma, após ler aquilo que Deus tem a oferecer concentrar-se em cada versículo pode e deve dar-lhe maior senso de compreensão da palavra que deve ser fonte de reflexão e aprendizado e não lida como um livro qualquer.

Diante disso, podemos lançar sobre a prática da meditação um olhar mais acolhedor e fazer uso dessa técnica, que durante muito tempo ficou reconhecida como marca maior das religiões orientais, quando na verdade já se é comprovado através de estudos seus benefícios à saúde mental e também espiritualidade como um todo.

Colaborador: Marlon Ramos Ribeiro

Fonte: https://blog.doxabox.com.br/cristao-pode-meditar/